Home | A igreja | Pastores | Metodismo | Ministérios | Congregação | Nossa Doutrina
   
Opções    
Últimos Eventos        
Notícias        
Galeria de Fotos        
Vídeos        
Bíblia On-line        
Mural de Recados        
Estudos Bíblicos        
Pedidos de Orações        
Fale Conosco        
 
Últimas Notícias    
 
 
 
Próximos Eventos    

CAMPANHA DO QUILO.
TODOS OS DOMINGOS É TEMPO DE OFERTAR OS SEUS QUILOS. EM ESPECIAL O SEGUNDO DOMINGO DE CADA MÊS. DOAR É UM GESTO DE AMOR! TEMOS CERTEZA DE QUE DEUS ESTÁ ABEÇOANDO O SEU CELEIRO. "porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade" (2 Co 8,2).

VEM AÍ O CAFÉ LITERÁRIO.
O Ministério de Ensino e Capacitação com este evento está dando início a Campanha de doação de livros, DVDs para nossa biblioteca.

ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS TEMA: QUEM É JESUS? (Jo 14,6)
UM PROJETO DE EVANGELIAZAÇÃO E AÇÃO SOCIAL DE TODA A IGREJA DIAS: 29,30,31 DE JULHO. IGREJA, precisamos de voluntários e voluntárias para nos ajudar (controle dos banheiros e corredores, distribuição das refeições e kits, nos momentos de culto no templo, entrada e saída). DOE ALGUMAS HORAS DO SEU TEMPO. ESCOLHA UNS DOS DIAS DA EBF. VOCÊ É IMPORTANTE PARA QUE A NOSSA EBF ALCANCE O SEU OBJETIVO. PROCURE A ADRIANA OU FERNANDA para as incrinções.

TREINAMENTO DE DISCÍPULOS E MESTRES
É uma proposta de discipulado, a qual se estima formar uma igreja de discípulos, e não somente de membros. Além de ser uma estratégia multiplicadora, onde líderes e mestres serão levantados para gerar e capacitar novos/as discípulos/as, e conseqüentemente, discipuladores/as. Metodologia de Estudos Presencial: todas as terças-feiras, 19h30min às 21h30min; Educação por módulos; Duração: 9 (nove) meses. Público Alvo Preferencialmente, para líderes, membros da CLAM e obreiros com potencial e habilidades mestrais evidentes. Todos/as membros da Igreja estão convidados/as a fazer esse curso. Será muito bom para o seu crescimento espiritual e sua atuação no projeto de nossa igreja local. Investimento: R$ 25,00 por módulo, incluído o material didático. Inscrição: 01 a 15 de agosto de 2011 (trazer uma foto 3X4 no dia da aula inaugural), pelo email:discipulosemestres@yahoo.com.br Início do 1º Módulo: 16 de agosto (aula inaugural).


PEDIDOS DE ORAÇÃO:

1) A Pastora Marli solicita à igreja que esteja orando pelo curso de Discípulos e Mestres, que está na sua responsabilidade de organização para que Deus possa orientar todos os passos necessários para que este tempo seja bênção para a vida da Igreja. 2) Vamos intensificar nossa intercessão pelo 19º Concílio Geral para que os ouvidos estejam atentos no falar do SENHOR.

O Ministério de Ensino e Capacitação. Com este evento está dando início a Campanha de doação de livros, DVDs para nossa biblioteca.

ATENÇÃO JOVENS!
Participem da promoção Concorra à Bíblia de Estudo Plenitude para jovens SBB! É só nos seguir no twitter @metodista1re, criar uma frase sobre o pentecostes, usar a hashtag #TwittaçoDaPrimeira antes da sua frase e aguardar a divulgação dos ganhadores até o dia 23 de julho. Crie quantas frases quiser! Acompanhe a divulgação dos ganhadores no programa Vida & Missão, aos sábados, 10h, na CNT e também no site www.metodista-rio.org.br. Aumente suas chances de ganhar dando RT em nossos Tweets! (Transcrito do Avante On-line)

Agenda    
 
Enquete    
 

Você gostou do novo site de nossa igreja?

Sim Não

 
 
Localização    
 
Avenida Santa Cruz 1.203
Realengo - CEP : 21710-230
Tel.: 3332-8503
Fax: 3338-9833
 

A igreja

 

Histórico da Igreja Metodista em Realengo

O Metodismo teve o seu início em Realengo, por volta do ano de 1913, quando um grupo de irmãos(ãs), membros da Igreja Metodista em Cascadura, respondendo ao chamado de Deus, iniciaram o trabalho missionário.

O fato de estarmos comemorando em 11 de junho os 96 anos de  fundação de nossa igreja, que na realidade ocorreu em  1º de maio de 1913, como está registrado no livro de Rol permanente, já da uma idéia das dificuldades encontradas na pesquisa sobre os acontecimentos dos primeiros anos da Igreja Metodista em Realengo.Este ministério,porém estamos tentando solucionar.

O primeiro local de reunião foi em um salão alugado na Av. Real de Santa Cruz, 105, tendo como Pastor o Rev. Amâncio de Campos Cardoso. A partir de então, o Espírito Santo continuou atuando na vida daqueles irmãos(ãs) que aqui congregaram e o metodismo crescia cada vez mais em Realengo e nos bairros próximos.

  • Nos livros de Rol, consta que os três primeiros membros foram recebidos em 01 de maio de 1913;
  • Em 04 de julho de 1917, foram recebidos mais 5 (cinco) membros;
  • Em 12 de novembro de 1924, no pastorado do Reverendo Epaminondas  Moura, houve o último culto no Salão alugado na Rua Real de Santa Cruz nº 105, mudando neste dia para a Rua Junqueira nº 80, onde estavam construindo o novo templo, hoje Rua General Sezefredo nº 280, onde funciona o Prédio Educacional;
  • Em 23 de maio de 1926, houve uma festa de aniversário com uma programação especial, com a presença de Zefferino Martins, da Igreja  Metodista de Cascadura com um discurso histórico. Como consta no relatório do pastor Epaminondas Moura;
  • Em 1929, o pastor Manoel Baptista Leite, informou no seu relatório que a Igreja desejou torna-se  festivo o dia 11 de junho, por haver sido   esta a data da organização, ou seja da reorganização da Igreja;
  • Em 21 de abril de 1954, com a presença do  Bispo César Dacorso Filho a pedra fundamental do antigo templo, foi translada para as futuras instalações do templo à Rua Real de Santa Cruz, 105, hoje Av. Santa Cruz nº 1203; e no pastorado do Rev. Messias Manoel de Souza, deram-se início as obras do prédio educacional.
  • A Igreja  Metodista em Realengo, desejou tornar festivo o dia 11 de junho, por haver sido a data do início de sua reestruturação da Igreja. A Sociedade Metodista de Mulheres, não querendo deixar passar despercebido o seu aniversário que é perto do aniversário da igreja, e por  ter um vínculo muito forte com a própria igreja, marca para o dia 25 junho , as comemorações de sua fundação;

 

Nascimento dos Grupos Societários

Como não poderia deixar de ser, a primeira Sociedade organizada, foi a Sociedade de Mulheres em 1917. Primeiro como Sociedade Auxiliadora de Mulheres até 1929, depois como Sociedade Missionária de Mulheres, logo após, Sociedade Metodista de Senhoras, mais tarde Sociedade Metodista de Mulheres  até os nossos dias.
No Registro de Atas de 1927, encontramos apenas um nome que está conosco até o dia hoje, embora adoentada, quase não sai de casa, mas está entre nós, é Dona Maria Cavalcante ( D. Mere), como é mais conhecida.
Essa sociedade sempre foi o esteiro da igreja, e nas Atas notamos a preocupação das Mulheres em adornar o púlpito com toalhas de linho  bordadas com linha â??Ilha da Madeiraâ?, preocupação essa até o dia de hoje.
Em 28 de abril de 1926, foi organizada a Sociedade Auxiliadora de moças.
Os jovens não podiam ficar para trás e no dia 17 de agosto de 1929, fundaram em Realengo a Liga Epwort e é  instituído no dia 07 de setembro , como sendo o dia do Lingüista, o início da organização e, com uma festa cívico-religiosa que também consta de uma Quermesse  destinada a auxiliar a construção da sala anexa do templo. Marca o dinamismo dos jovens para o progresso da evangelização em  Realengo. ( Este relato é feito por Itagiba Andrade) secretário da nova organização.

No ano de 1928, a Igreja conta com três Escolas Dominicais, a saber:

  • Realengo â?? Izidoro Vicente Petitel, como superintendente;
  • Inhoaíba â?? Violeta Chaves Leite, como superintendente;
  • Campo Grande â?? José Varela Frais , como superintendente.
  • Um ponto de pregação semanal na Estação de Inhoaíba e;
  • Um ponto de pregação mensal em Campo Grande.

As crianças não perdem tempo e tem sua organização como Sociedade iniciada em 06 de março de 1929.
Folheando um livro de chamadas de 1941, deparamos com nomes de sócios crianças que permanecem conosco até o dia de hoje, como: Orestes Ferreira dos Santos , Edna Ferreira dos Santos, Helena Teixeira, Neyde Moreira etc...
Nesse mesmo dia, dia 06 de março de 1929, a D. Violeta Chaves Leite, passa a ter uma preocupação com ma criança/juvenil, e inicia um movimento para ocupar o nosso juvenil, ou ampara-lo como dizia, pois eles não são mais crianças e nem tão pouco adulto, são intermediários. Assim, no dia 22 de abri de 1929,nasce a Sociedade Metodista dos Juvenis como nome batismal de â?? Esforço Juvenilâ? . Dentre os sócios dessa nova sociedade, encontra-se : Sr. Nelson Ferreira dos Santos  , e que foi  o primeiro tesoureiro da sociedade. O primeiro hino cantado foi o de nº 551 do Antigo Salmos e Hinos. O principal tema, aliás, como preocupação de D. Violeta  era incutir nos juvenis que tipo de comportamento ele deveria ter nas horas de oração, o reverenciamento, e também da aceitação da necessidade de sua constituição financeira par ajudar organizações que tratavam de orfanatos e missões.
Hoje não há mais diretoria, mais um Conselheiro que deixa os juvenis livre para um despertamento de atitudes de liberdade com responsabilidades.
Hoje não é mais o â??Esforço Juvenilâ?, mas sim Sociedade Metodista de Juvenis, que vai de vento em popa cumprindo assim a sua missão.

Após 96 anos de vida em Realengo, a Igreja Metodista em Realengo, conta com mais de 2.400 membros  e mais de 3.500 arrolados no livro de Rol permanente.

A igreja orgulha-se de ter iniciado as atividades em Jardim Novo Realengo, Tapiranga, Campo Missionário do Barata e, mantém a congregação da Curitiba.
Neste ano de 2009, tudo a que se refere a dados estatísticos, a secretaria tem anotado e registrado com precisão para a posteridade. Atas de Concílio, Atas de Casamento, Livros de Rol, Registro de Batismo e outros. Além de estar em arquivo especial todos as cartas recebidas e remetidas. Tudo isso, para que fique registrado na memória daqueles quantos vierem depois de nós.
O Sr. Zefferino Martins, da Igreja Metodista de Cascadura, teve visão da colheita que poderia advir em Realengo, confiou na missão e acreditou nela, foi motivado por Cristo para a obra, se envolveu com ela. Consegui um grupo abnegado, disposto, corajoso e responsável. Foram preparados intelectualmente e espiritualmente para essa obra.
E este ano, completando 96 anos de existência em realengo, o senhor continua abençoando a obra de nossas mãos.

Cabe a nós, cheios da graça e do poder que vem de Deus, motivados pela chama do Espírito Santo, continuarmos nesta obra, sempre juntos, a anunciar a mensagem de Jesus Cristo.
â?? Procura apresentar-te a Deus como obreiro que não tem do que se envergonhar a maneja bem a Palavra da verdadeâ?.

GALERIA DE PASTORES(AS)

1913/1919 â?? Amâncio de C. Cardoso
1920/1923 â?? João Evangelista Tavares
1924/1927 â?? Epaminondas Moura
1928/1933 â?? Manoel Batista Leite
1934/1935 â?? Enéias da Silva Pereira
1935/1936 â?? Amâncio de C. Cardoso
1937/1940 â?? Messias Cesário de Souza
1941/1941 â?? Antônio de Souza Lima
1942/1943 â?? Carlos de Abreu Godinho
1944/1945 â?? Messias Cesário de Souza
1946/1949 â?? Alberto Fernandes Eiras
1950/1950 â?? João Fernandes Rebolo Jr.
1951/1954 â?? Manoel C. dos Santos
1955/1957 â?? Juracy José Sias Monteiro
1958/1961 â?? Frederich Black Maitland
1962/1963 â?? Messias A. dos Santos
1964/1966 â?? Eugênio da Rocha S. Filho
1967/1968 â?? Carlos Otaviano P. Simões
1969/1969 â?? Zaulio do Sacramento
1970/1971 â?? Nézio Tavares O. Rodrigues
1972/1977 â?? Messias Manoel de Souza
1978/1979 â?? Felipe Pereira de Mesquita
1980/1983 â?? Ferdinando Pereira Coelho
1984/1984 â?? Uriel Teixeira
1985/1988 â?? Joana Dâ??arc Meireles
1989/1990 â?? Pedro Gustavo Coelho
1991/1991 â?? Lucas B. Monção
1992/1993 â?? Nilton de Oliveira Garcia
1994/1995 â?? Rogério da Silva Oliveira
1995/1998 â?? Rogério da Silva Oliveira / Daniel Silveira
1999/2001 â?? Rogério da Silva Oliveira / Cleber Rosa França
2001/2002 â?? Gilmar Hermenegildo da Silva / Daniel Silveira
2002/2003 â?? Gilmar Hermenegildo da Silva / Celso / Nei M. Caetano / Paulo César M. dos Santos
2004/2005 â?? Gilmar Hermenegildo da Silva / Nei M. Caetano / Paulo César M. dos Santos / Djalma de Lima
2006/2007 â?? Gilmar Hermenegildo da Silva / Cláudio Ribeiro de Souza / Denise de Alcântara Lourenço / Sulamita de Quadros Macedo / Paulo César M. dos Santos
2008/2009 â?? Gilmar Hermenegildo da Silva / Marli de Almeida Tomaz / Denise de Alcântara Lourenço / Maria das Dores dos Santos

.

 

Total de visitas: 61465
Visitantes hoje: 15
  home