Home | A igreja | Pastores | Metodismo | Ministérios | Congregação | Nossa Doutrina
   
Opções    
Últimos Eventos        
Notícias        
Galeria de Fotos        
Vídeos        
Bíblia On-line        
Mural de Recados        
Estudos Bíblicos        
Pedidos de Orações        
Fale Conosco        
 
Últimas Notícias    
 
 
 
Próximos Eventos    

CAMPANHA DO QUILO.
TODOS OS DOMINGOS É TEMPO DE OFERTAR OS SEUS QUILOS. EM ESPECIAL O SEGUNDO DOMINGO DE CADA MÊS. DOAR É UM GESTO DE AMOR! TEMOS CERTEZA DE QUE DEUS ESTÁ ABEÇOANDO O SEU CELEIRO. "porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade" (2 Co 8,2).

VEM AÍ O CAFÉ LITERÁRIO.
O Ministério de Ensino e Capacitação com este evento está dando início a Campanha de doação de livros, DVDs para nossa biblioteca.

ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS TEMA: QUEM É JESUS? (Jo 14,6)
UM PROJETO DE EVANGELIAZAÇÃO E AÇÃO SOCIAL DE TODA A IGREJA DIAS: 29,30,31 DE JULHO. IGREJA, precisamos de voluntários e voluntárias para nos ajudar (controle dos banheiros e corredores, distribuição das refeições e kits, nos momentos de culto no templo, entrada e saída). DOE ALGUMAS HORAS DO SEU TEMPO. ESCOLHA UNS DOS DIAS DA EBF. VOCÊ É IMPORTANTE PARA QUE A NOSSA EBF ALCANCE O SEU OBJETIVO. PROCURE A ADRIANA OU FERNANDA para as incrinções.

TREINAMENTO DE DISCÍPULOS E MESTRES
É uma proposta de discipulado, a qual se estima formar uma igreja de discípulos, e não somente de membros. Além de ser uma estratégia multiplicadora, onde líderes e mestres serão levantados para gerar e capacitar novos/as discípulos/as, e conseqüentemente, discipuladores/as. Metodologia de Estudos Presencial: todas as terças-feiras, 19h30min às 21h30min; Educação por módulos; Duração: 9 (nove) meses. Público Alvo Preferencialmente, para líderes, membros da CLAM e obreiros com potencial e habilidades mestrais evidentes. Todos/as membros da Igreja estão convidados/as a fazer esse curso. Será muito bom para o seu crescimento espiritual e sua atuação no projeto de nossa igreja local. Investimento: R$ 25,00 por módulo, incluído o material didático. Inscrição: 01 a 15 de agosto de 2011 (trazer uma foto 3X4 no dia da aula inaugural), pelo email:discipulosemestres@yahoo.com.br Início do 1º Módulo: 16 de agosto (aula inaugural).


PEDIDOS DE ORAÇÃO:

1) A Pastora Marli solicita à igreja que esteja orando pelo curso de Discípulos e Mestres, que está na sua responsabilidade de organização para que Deus possa orientar todos os passos necessários para que este tempo seja bênção para a vida da Igreja. 2) Vamos intensificar nossa intercessão pelo 19º Concílio Geral para que os ouvidos estejam atentos no falar do SENHOR.

O Ministério de Ensino e Capacitação. Com este evento está dando início a Campanha de doação de livros, DVDs para nossa biblioteca.

ATENÇÃO JOVENS!
Participem da promoção Concorra à Bíblia de Estudo Plenitude para jovens SBB! É só nos seguir no twitter @metodista1re, criar uma frase sobre o pentecostes, usar a hashtag #TwittaçoDaPrimeira antes da sua frase e aguardar a divulgação dos ganhadores até o dia 23 de julho. Crie quantas frases quiser! Acompanhe a divulgação dos ganhadores no programa Vida & Missão, aos sábados, 10h, na CNT e também no site www.metodista-rio.org.br. Aumente suas chances de ganhar dando RT em nossos Tweets! (Transcrito do Avante On-line)

Agenda    
 
Enquete    
 

Você gostou do novo site de nossa igreja?

Sim Não

 
 
Localização    
 
Avenida Santa Cruz 1.203
Realengo - CEP : 21710-230
Tel.: 3332-8503
Fax: 3338-9833
 

Estudos Bíblicos

Qual é o meu papel numa Igreja de Dons e Ministérios?

Publicado em:01/09/2009
Por:Pastora Marlí


 O que somos dentro dessa Igreja?

â??Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo, pelo que diz: subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens (e as mulheres).â?
Ef 4,7-8

â??A manifestação do Espírito é dada a cada um visando um fim proveitoso.â?
1 Co 12,7

â??A Igreja Metodista chama seus membros a exercerem os dons por meio de ministérios.  Isso significa que a organização da igreja local é estruturada pelas vocações existentes e, principalmente, pelos desafios e necessidades da comunidade onde ela está.  Os ministérios são os serviços que a igreja local realiza contando com os dons de seus membros, tanto de forma individual quanto comunitária.â?
Colégio Episcopal, 2002

A Palavra de Deus afirma claramente que todos os cristãos e as cristãs têm acesso livre ao Espírito Santo e aos dons.  E estes, consequentemente, precisam transformar em forma de ministério, ou seja, um serviço prestado.  E o nosso ponto de partida deve ser o ministério de Jesus, sua maneira de ensinar e agir.

Além dos dons espirituais, Deus nos dá potencialidades e talentos para que se cumpra a verdadeira vocação.  Na comunidade de fé todos e todas recebem dons e ministérios para edificação do corpo de Cristo.

Precisamos também exercer o dom da graça de Deus, pois só há ministério onde há graça e só há dons da graça onde há Espírito Santo (serviço do amor).  Graça, os dons e os ministérios caminham interligados conforme afirma 1 Pe 4,7-11.

Ministério quer dizer serviço.  Ã? serviço que traz benefício real e concreto a alguém ou a algum grupo de pessoas, conforme os dons concedidos pelo Espírito.  Todos os membros da Igreja podem e devem participar de um ministério.  Ã? importante não confundir cargo com ministério: cargo é poder, ministério é serviço.

O nosso modelo é a vida de Jesus Cristo, tendo por base sua lição do lava-pés (Jo 13,12-17).  Ã? o serviço que valoriza o outro.  Cristo, como Mestre, deu sua própria vida por nós.

Alguns fundamentos do ministério:
■    Na palavra de Deus â?? Fp 2,6-11; 2 Tm 3,16-17
■    Na igreja primitiva â?? At 2,42-47
■    Na Reforma â?? Lutero enfatizou o Sacerdócio Universal dos/as crentes
■    No Metodismo â?? experiência do coração aquecido
■    Na ação divina presente na história do mundo.

A leitura de Cl 3,12-17 e Ef 4,1-16 nos ajudam a compreender o que significa uma igreja de dons e ministérios.

João Wesley fazia algumas perguntas que podem nos ajudar a compreender essa questão:
â?¢    Tens fé? â?? crença num Deus vivo.
â?¢    Tens graça? â?? experiência com Cristo.
â?¢    Tens dons? â?? reconhecimento do chamado (vocação).
â?¢    Tens frutos? â?? compromisso da graça e dos dons.


Uma igreja ministerial significa uma igreja onde há dons e ministérios que são como fundamento, colunas, paredes ou telhado.  Todos são importantes e necessários para o equilíbrio da igreja, assim como, o fundamento, colunas, paredes e telhado são para o equilíbrio do templo (edifício).

Dons e Ministérios não é um programa opcional da igreja, mas sim um movimento conduzido pelo Espírito Santo que resgata a participação de todos os membros no ministério total da Igreja.  Dons e Ministérios é uma abertura para este mover do Espírito Santo que capacita para o cumprimento dos desafios da missão.  Portanto, Dons e Ministérios é a Igreja em missão através do exercício dos talentos, dons e ministérios dados por Deus aos membros do Corpo de Cristo para o serviço cristão e testemunho ardoroso acerca da nova vida em Cristo Jesus.  A unidade e a integração dos dons e ministérios estão evidentes nos textos bíblicos que norteiam a vida e a missão da Igreja.  

Então, podemos afirmar que os dons (charisma, gr.) são â??ferramentasâ? para o trabalho, para o serviço (diakonia, gr.) do Reino de Deus.  São concedidos pela graça (charis, gr.) de Deus (Rm 12,6; Ef 3,7; 2 Co 3,4-6).  São dados conforme a vontade do Espírito (1 Co 12,8-9; 12,11) e conforme as necessidades do serviço (At 2,42-47; 4,32-35).

Base para a Ação Missionária e Ministerial da Igreja


UNIDADE               DIVERSIDADE                  MUTUALIDADE
todas                          funções                       dependência uns
as partes                   diferentes                        dos outros



A Pastoral de Dons e Ministérios (1988) esclarece que os dons e ministérios numa Igreja conexional devem expressar na unidade do Espírito (1 Co 12,12-31a; Ef 4,1-6), na mutualidade (solidariedade) missionária (Rm 12,9-21; 1 Co 2,14-26; Ef 4,13-16) e na mútua cooperação ministerial de todo o corpo (1 Co 12,1-11; Rm 12,3-8; Ef 4,7-11), visando o aperfeiçoamento e edificação do corpo de Cristo no mundo (Ef 4,12).  

Um dom espiritual é qualquer habilidade que é concedida pelo Espírito Santo e usada em qualquer ministério da igreja.  Essa definição ampla inclui tanto os dons que estão relacionados às capacidades espirituais (como ensino, misericórdia ou administração) quanto os dons que parecem mais miraculosos e menos relacionados a capacidades naturais (como profecia, curas ou discernimento de espíritos).  A razão para isso é que, quando Paulo menciona os dons espirituais (Rm 12,6-8; l Co 7,7; 12,8-10.28; Ef 4,11) ele inclui ambas as espécies de dons.  Todavia, nem toda capacidade natural (talento) que as pessoas têm está incluída aqui, porque Paulo é claro ao mencionar que todos os dons espirituais devem ser autorizados â??pelo mesmo e único Espíritoâ? (l Co 12,11), que eles são dados â??visando ao bem comumâ?(l Co 12,7) e que todos eles devem ser usados â??para a edificação da igrejaâ?(l Co 14,26).

Deste modo, os dons não são excludentes, â??nem eternosâ?, são concedidos visando o serviço para Deus.  Os dons são, portanto, uma realidade.  E nos são outorgados para o serviço e devemos escolher o melhor caminho para chegar a eles: o dom do Amor conforme os fala 1 Co 13.

Na nossa igreja temos os seguintes ministérios: Maad (Administração) ; Louvor ; Sociabilidade e Lazer ; Santuário; Oração; Culinária; Comunicação; Família; Teatro; Diaconia; Dança; Terceira Idade; Criança (Departamento Infantil); Expansão Missionária; Ensino e Capacitação; Homens; Jovens; Juvenis; Ação Social; Sociedade de Mulheres.

Estes ministérios estão presentes na vida da igreja hoje.  Eles foram dados por Deus através da ação do Espírito Santo para atender aos desafios da missão aqui em Realengo.  

Por isso, queremos a desafiá-lo a ser tornar integrante desses ministérios e sociedade.  Caso você tenha dúvida do seu dom, procure-nos para conversarmos e orarmos para que Deus possa ajudá-lo/la a descobrir o seu ministério na igreja.  LEMBRE-SE só falta você.

Pastora Marlí


Total de visitas: 61465
Visitantes hoje: 15
  home